AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO

CRIANÇAS E JOVENS DESDE O PRÉ-ESCOLAR AO 12º ANO

Objetivos Objetivos

Antes de intervir é necessário avaliar, de modo a conhecer e compreender o quadro clínico do sujeito.

Assim sendo, a avaliação psicológica tem como objetivo o diagnóstico e a compreensão dos sintomas ou queixas atuais da criança ou jovem, considerando os diferentes ambientes e contextos em que está inserido, a sua dinâmica familiar e relacional e as características do seu desenvolvimento emocional e cognitivo. 

Procedimentos:

O processo de avaliação requer a utilização de diferentes técnicas e métodos de avaliação, entre eles, a entrevista,  observação direta, o recurso a inventários de comportamento e a utilização de instrumentos formais de avaliação. 

Este processo culminará com a entrega dos resultados, passando pelo diagnóstico clínico, caracterização e compreensão dos resultados obtidos, predição do desempenho posterior e, sempre que necessário, encaminhamento para intervenção.

Após a avaliação, será entregue em relatório clínico com o diagnóstico, caracterização do problema e estratégias de intervenção.

A quem se destina?

A todas as crianças e jovens, desde o pré-escolar até o ensino secundário

Outros Cursos e Áreas de Intervenção: